quinta-feira, outubro 20, 2005

Chocolate quente

Hoje fui a Sintra e bebi um chocolate quente. Hmm... soube-me tão bem! Há que tempos que sonhava com aquele sabor e aquela textura! Soube ainda melhor porque o tempo assim o fez saber; esteve um dia cinzento e de vez em quando chovia fortemente, o frio fazia-se sentir, se bem que não muito. Um dia perfeito para um chocolate quente! Eu e o meu cachecol de riscas largas mais um cigarro light nos dedos e um livro na outra mão numa tarde que parecia de Inverno.

Ando a ler Bernardo Soares. Já há muito que queria acabar de ler o "O Livro do Desassossego", mas os indesejados inconvenientes afastaram-me os sentidos deste livro maravilhoso. E foi, exactamente quando acabei de ler a introdução do editor, que interrompi. Agora voltei à sua leitura e é realmente fascinante! Preenche-me... Sem dúvida que irá para a minha lista de favoritos; favorito não será bem a palavra mais ajustada, mas sim marcante; será um livro marcante, com certeza.

Passeei cerca de uma hora pelo centro da cidade. Explorei as ruelas e visitei várias lojas! Demorei-me a apreciar a beleza daquela cidade tão romântica (romântica-romântica e não no sentido banal que dão agora à palavra). A vegetação, o ar, as fontes, os turistas (porque até nesta altura os há), o movimento... tudo me conferiu uma paz que há muito ansiava. Depois, demorei-me cerca de hora e meia no castelo e, de seguida, no palácio da Pena que ainda é o que mais me fascina; tanta cor, tanta vida, tanto mistério que se respira naquele nevoeiro cerrado! Uma beleza eterna parada no tempo. A meia hora que restou da minha estadia passei-a no "cafezinho dos chocolates quentes", como já lhe chamo. A beber e a ler, aconchegando o cachecol ao pescoço e mergulhando a alma nas palavras de Soares.
Deixei-me ficar até por volta das 16h30, hora em que paguei, arrumei as minhas coisas e dei início à viagem de regresso a casa, com quem partilho a alegria de me ver ajeitar confortavelmente no sofá e conversar com as paredes. Soube-me bem a ida a Sintra, mas também sabe muito bem o regresso a casa. Por isso, adoro os dias cinzentos; dão um outro aspecto às coisas. Comigo, têm tendência a espalhar conforto em redor.

P.S. Queimei a língua... o chocolate estava demasiado quente. Ainda assim, vou sonhar com aquele sensação inverniça que o aroma e o sabor doce construíram...

6 comentários:

Anónimo disse...

vim agradacer o comment..nao tenho tempo para mt mais e com a soneira com k estou ainda me vou por apara aqui a dizer coisas sem sentido....se bem k para isso nao precise de estar ensonada lol ja vi k começaste o blog ainda ha pouco..boa sorte :)

Madeira Inside disse...

Olá!
Obrigada por teres "caído" na minha teia!! É sempre agradável!
Prometo que voltarei com mais calma, pois "cheira-me" que vou gostar de ler o que escreves!
Até lá...
..bjs

Madeira Inside disse...

Bom fim-de-semana para ti!!
Até... :)*

Squeezy disse...

Não pude deixar de reparar k o teu blog é recente, por isso queria desejar-te as maiores felicidades, e que o teu blog seja sempre a crescer.


PS: Volta sempre.... :)

Diarista disse...

E eu quero agradecer aos três os incentivos e a simpatia :) Muito agradecida.

***

RockmantciBlog disse...

Será que eu poderia pegar esse texto para minha Revista Literária?
Ficaria agradecida!
Parabéns, é ótimo!